Blog da Escola Estadual Honorato Faustino de Piracicaba - SP. Compromisso com a Educação Pública de qualidade!

7 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ESTUDOS - 1º ANO - DE 10 A 14 DE AGOSTO DE 2020

10/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP 2º Bimestre – Língua Portuguesa

ORIENTAÇÕES AOS RESPONSÁVEIS:

▪ Orientar os alunos a escreverem uma palavra em cada linha.

▪ Ditar as palavras sem escandi-las, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las.

▪ Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras.

▪ Deixar que escrevam cada palavra levando em conta o tempo necessário .

▪ Ditar novamente a palavra para os alunos que não conseguirem escrevê-la no tempo determinado. Passar para a escrita da próxima palavra da lista.

▪ Dar tempo para o aluno escrever, na ordem.

 

Questão 1 - Escrever seu próprio nome (nome e sobrenome).

▪ Orientar o aluno a escrever o seu próprio nome, no lugar indicado, da melhor forma que puder.

 

Questão 2 - Localizar palavras em textos de memória.

▪ Recitar com o aluno.

▪ Ler várias vezes com o aluno.

MORAVA NA AREIA, SEREIA

ENCONTREI O MEU AMOR, SEREIA

APRENDI A NAMORAR SEREIA

LÁ NO FUNDO DO MAR

OH!!!!! SEREIA

▪ Em seguida, pedir para aluno circular no texto as palavras: Areia, Amor, Mar, Na e Do.

 

Questão 3 - Recite o trecho da parlenda com os alunos. Escrita de um trecho de parlenda:                                  MEIO-DIA

MACACO ASSOBIA

PANELA NO FOGO

BARRIGA VAZIA

▪ Escrevam, nas linhas abaixo, os dois últimos versos da parlenda que você acabou de recitar e está em negrito.

11/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP 2º Bimestre – Língua Portuguesa

 Questão 4 - Escrevam, nas linhas abaixo, os doces preferidos da turma que seu professor irá ditar:                   PIRULITO

SORVETE

CHICLETE

BALA

MEL

Questão 5 - Escrita de um trecho de parlenda. Recite o trecho da parlenda com os alunos. ▪ Escreva as duas últimas estrofes que está em negrito da cantiga que você acabou de cantar.

AI BOTA AQUI, AI BOTA AQUI O SEU PEZINHO

SEU PEZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU

E DEPOIS NÃO VÁ DIZER

QUE VOCÊ SE ARREPENDEU

 

Questão 6 - Localizar palavras em listas de palavras. (ingredientes de receita). Vamos pintar, na lista a seguir, os nomes das mercadorias que o professor irá ditar.

FARINHA, CREME DE LEITE, CONFEITOS, OVOS E CACAU

12/08 

 LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP 2º Bimestre – Língua Portuguesa

Questão 7 - Localizar palavras em lista de palavras . Seu professor vai ditar os nomes dos ingredientes que compõem uma feijoada. Localize-os na lista.

LINGUIÇA, FEIJÃO-PRETO, FAROFA, CARNE-SECA E SAL

 

Questão 8 - Escrita de uma lista de palavras. Vamos escrever uma lista de alimentos de origem indígena que são os preferidos dos alunos da professora Paula? Seu professor vai ditá-los:       TAPIOCA

       CANJICA

       PAÇOCA

      PIRÃO

     CARÁ

13/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: AAP 2º Bimestre – Matemática

INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS RESOLVEREM AS QUESTÕES

Resolvam "do seu jeito" a situação apresentada.

Escrevam suas respostas nos locais indicados.

Para encontrar a resposta, podem fazer desenhos, esquemas ou contas. Não apaguem os seus registros.

 

Questão 1 - Faça a contagem e indique o total de miniaturas das coleções dos meninos.

 

Questão 2  - Ana Clara agrupou seus gizes coloridos de dez em dez. Conte os gizes e depois escrevam suas respostas nos locais indicados.

 

Questão 3 - Resolver situações-problema.

Noa possui vários brinquedos que estão distribuídos em duas caixas. Noa organizou todos os brinquedos em uma única caixa. Quantos brinquedos ficaram na caixa? Escreva.

 

Questão 4 - Talita possuía em sua coleção 28 adesivos em formato de estrelas. Ela deu 7 adesivos para sua amiga Stela. Com quantos adesivos Talita ficou?

14/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: AAP 2º Bimestre – Matemática

Questão 5 - O desenho a seguir representa o espaço em que Kelly e seus colegas estão sentados. Quem está sentado à direita de Kelly?

(A) Lucélia

(B) Daniele

(C) Ilton

(D) Márcia

 

Questão 6 - Os alunos da escola Novo Luar escolheram seus jogos preferidos. Observe e responda qual foi o jogo mais votado:

(A) 7 Erros

(B) Quebra-Cabeça

(C) Faz De Conta

(D) Banco Imobiliário

 

Questão 7 - Observe o calendário do mês de Abril de 2020 e responda:

▪ Marco irá passear com sua família no dia 22. Em que dia da semana será o passeio?

(A) Quarta-Feira

(B) Terça-Feira

(C) Sexta-Feira

(D) Quinta-Feira

 

▪ Minha mãe comprou 3 caixas de ovos. Se em cada caixa tem 6 ovos, quantos ovos ela comprou no total? Assinale a alternativa correta:

(A) 3

(B) 6

(C) 9

(D) 18

FAÇA TUDO COM CAPRICHO E COM MUITA CALMA!

 

 

 

LEITURA

ASSUNTO: Leitura em Família

▪ A leitura deve ser realizada em família. Os pais podem ler para os filhos e se a criança souber ler poderá fazer a leitura para os pais, irmãos, etc.

▪ Sugestão de leitura para esta semana:

        TÍTULO : COMIGO NÃO, CAMALEÃO

        AUTOR : EVELYN HEINE

        ILUSTRAÇÕES : JEAN GALVÃO

▪ Após a leitura conversem sobre o livro, qual trecho gostaram e expliquem o por que da escolha.

► Acesse o livro aqui: https://bit.ly/31pY2Ph

CONVIVÊNCIA

DIGITAL

ASSUNTO: Boas Maneiras Digitais

▪ Quando estamos on-line devemos ter educação e boas maneiras, da mesma forma quando não estamos conectados.

▪ Apesar da falsa impressão de anonimato, na internet sempre estamos sendo monitorados, por isso devemos também ter muito cuidado com nossas atitudes "virtuais".

▪ Hoje vamos aprender como devemos nos comportar nos chats – salas de bate-papo virtuais. Acesse as dicas no link abaixo, para sua segurança e tranquilidade.

https://bit.ly/3fEj3eh

ROTEIRO DE ESTUDOS - 2ºs ANOS A, B e C - DE 10 A 14 DE AGOSTO DE 2020

10/08

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP de Língua Portuguesa – 2º Bimestre (Parte 1)

► Assistir o vídeo de aplicação da AAP de Língua Portuguesa

https://www.youtube.com/watch?v=I-BKxMXxCS0&feature=youtu.be

 

Questão 1 - Escrever seu próprio nome (nome e sobrenome).

▪ Orientar o aluno a escrever o seu próprio nome, no lugar indicado, da melhor forma que puder.

 

Questão 2 - Escrever uma lista de palavras.

Ler o exercício para o aluno.

Em seguida, ditar uma palavra de cada vez, dando tempo para o aluno escrever.

▪ Orientar o aluno a escrever uma palavra em cada linha.

▪ Ditar as palavras, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las.

▪ Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras.

▪ Deixar que escrevam cada palavra levando em conta o tempo do aluno.

APONTADOR  /  PALITO  /  CANETA  /  PINCEL  /  FITA

 

Questão 3 - Localizar palavras em textos de memória.

Recitar com o aluno. Ler várias vezes com o aluno.

CORRE COTIA

NA CASA DA TIA

CORRE CIPÓ

NA CASA DA VÓ

LENCINHO NA MÃO

CAIU NO CHÃO

MOÇA BONITA

DO MEU CORAÇÃO.

Em seguida, pedir para aluno CIRCULAR no texto as palavras: Cotia, Lencinho, Caiu, Coração, No, Do.

 

Questão 4 - Escrita de um bilhete.

Leitura do parágrafo que contextualiza a atividade.

Pedir que o aluno escreva o bilhete, seguindo a estrutura textual.

 

Questão 5 - Leitura de texto informativo.

Pedir para o aluno ler o texto informativo sozinho e responder à pergunta.

Orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.

Solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas para, em seguida, marcar a resposta.

▪ Informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poderem responder à questão.

11/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: AAP de Matemática – 2º Bimestre

► Assista ao vídeo com as orientações para realizar a avaliação: https://www.youtube.com/watch?v=6hesN_omDGM&feature=youtu.be

▪ Criar um clima agradável e tranquilo para realização da AAP.

▪ Respondam com cuidado e atenção a todas as questões e nas orientações dadas pela professora.

▪ Preencher a capa da AAP com letra legível.

 

Questão 1 - Faça um X no número que Daniel sorteou: 5,10,15,20,25,30.

 

Questão 2 - Situações problema. Resolvam com atenção e assinalem a resposta correta.

 

Questão 3 - Situações problema. Podem fazer desenhos, contas ou calcular mentalmente.

 

Questão 4 - Observem o lápis e a lapiseira e quantos centímetros a lapiseira tem a mais do que o lápis.

 

Questão 5 - Observar os números e colocar em ordem crescente.

 

Questão 6 - Observe os brinquedos e escreva no quadro o nome do brinquedo que se parece com uma esfera.

 

Questão 7 - Comparar informações em tabela, período manhã e tarde com atenção 7 A e 7 B.

 

Questão 8 - Observe as figuras e faça um X no produto que é vendido por quilograma.

12/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP de Língua Portuguesa – 2º Bimestre (Parte 2)

► Assistir o vídeo de aplicação da AAP de Língua Portuguesa:

https://www.youtube.com/watch?v=I-BKxMXxCS0&feature=youtu.be

 

Questões 6 , 7 e 8 - Leitura de um TEXTO.

▪ Pedir para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.

▪ Orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.

▪ Solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida, marcar a resposta.

▪ Informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poderem responder à questão.

 

► Para o 2º ano B:

▪ Dia 12/08/20, teremos aula online pelo GOOGLE MEET.

▪ Horário: 15h.

▪ Material necessário - AAP de Língua Portuguesa, estojo, uma mesa e um ambiente tranquilo. O link será enviado no dia pelo Whatsapp.

13/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Exercícios

► Assista ao vídeo com a correção das atividades do livro de matemática, páginas: 96, 97, 98 e 99:  https://bit.ly/31oCx19

▪ Resolver as questões do livro de matemática, páginas: 100, 101, 102, 103 e 104.

► Link livro capa Salmão, páginas 100 e 101: https://youtu.be/i9bvndw-Kc0

►Link livro capa Amarela, páginas 102, 103 e 104:

 https://youtu.be/B1N2MctmpX4

 

► Para o 2º ano C:

▪ Dia 13/08/20, teremos aula online pelo GOOGLE MEET.

▪ Horário: 10h30.

▪ Material necessário - AAP de Língua Portuguesa, estojo, uma mesa e um ambiente tranquilo. O link será enviado no dia pelo Whatsapp.

14/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: Aula de Leitura

▪ Sugestão de leitura para essa semana:

 "A Sementinha que Não Queria Nascer"

► Acesse o livro aqui: https://bit.ly/31gWiYk

 CONVIVÊNCIA 

DIGITAL

ASSUNTO: Boas Maneiras Digitais

▪ Quando estamos on-line devemos ter educação e boas maneiras, da mesma forma quando não estamos conectados.

▪ Apesar da falsa impressão de anonimato, na internet sempre estamos sendo monitorados, por isso devemos também ter muito cuidado com nossas atitudes "virtuais".

▪ Hoje vamos aprender como devemos nos comportar nos chats – salas de bate-papo virtuais. Acesse as dicas no link abaixo, para sua segurança e tranquilidade.

https://bit.ly/3fEj3eh

ROTEIRO DE ESTUDOS - 3ºs ANOS A, B e C - DE 10 A 14 DE AGOSTO DE 2020

10/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

 

ASSUNTO: AAP – 2º Bimestre (Parte 1)

► Assistir ao vídeo explicativo sobre a AAP, neste link:

https://youtu.be/gVQz0Vh8wQI

▪ Pegar sua AAP de LÍNGUA PORTUGUESA, colocar seus dados pessoais na capa (Turma: 3º B, Data: 10/08/2.020, Escola: E. E. Honorato Faustino e nome completo), ler e resolver as questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

11/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: AAP – 2º Bimestre

► Assistir ao vídeo explicativo sobre a AAP, neste link: https://youtu.be/UfpHT7nkwtc

▪ Pegar a sua AAP de MATEMÁTICA, colocar seus dados pessoais na capa (Turma: 3º B, Data: 11/08/2.020, Escola: E. E. Honorato Faustino e nome completo), ler e resolver todas as questões.

12/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

ASSUNTO: AAP – 2º Bimestre (Parte 2)

Pegar sua AAP de LÍNGUA PORTUGUESA, ler e resolver as questões 7, 8, 9, 10, 11 e 12.

Caso seja necessário, assistir novamente ao vídeo explicativo sobre a AAP, no link da aula 1: https://youtu.be/gVQz0Vh8wQI

13/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Estudo de Calendário, Multiplicação e Desafios

► Acessar o link abaixo, ler e copiar no caderno de Matemática, ou imprimir, e resolver as atividades sobre o calendário de Agosto:

https://bit.ly/31lElYX

► Acessar o link abaixo, ler e copiar no caderno de Matemática, ou imprimir, e resolver as atividades sobre multiplicação: https://bit.ly/3fwIZsb

► Acessar o link abaixo, ler e copiar no caderno de Matemática, ou imprimir, e resolver os desafios matemáticos: https://bit.ly/2Pvarvu

 

▪ Dia 13/08/20 teremos aula online pelo Google Meet, no Classroom.

▪ Horário: 3º ano A – 15h.

                3º ano B – 14h.

▪ Material necessário: Copie no caderno de Matemática, ou imprima do blog, a aula do dia 13/08, quinta-feira, sobre Multiplicação. Escolha um lugar tranquilo da casa, acomode-se com o material, lápis apontado e borracha, aguarde o envio da senha e entre na sala para podermos conversar sobre o assunto.

14/08

LÍNGUA

PORTUGUESA

 

 

ASSUNTO: Correção de Atividades, Leitura e Interpretação de Texto

► Acessar o link a seguir para fazer a correção do vocabulário e da interpretação do texto "O sucesso da mala":  https://bit.ly/3fAk6vw

► Acessar o link a seguir, ler e copiar no caderno de Língua Portuguesa, ou imprimir, e resolver as atividades de interpretação do texto "Breve Histórico de Piracicaba": https://bit.ly/2DefGO0

ASSUNTO: Aula de Leitura

▪ A sua professora quer ver como anda a sua leitura.

► Estude a versão do conto "CHAPEUZINHO VERMELHO", apresentada neste link: https://bit.ly/2DEc33q

▪ Depois, peça para alguém filmar você lendo em voz alta e envie o vídeo para a sua professora, via Whatsapp.

▪ Você receberá um recadinho dela, avaliando sua leitura.

 

 

 

 

CONVIVÊNCIA

DIGITAL

 

 

 

 

 

ASSUNTO: Boas Maneiras Digitais

▪ Quando estamos on-line devemos ter educação e boas maneiras, da mesma forma quando não estamos conectados.

▪ Apesar da falsa impressão de anonimato, na internet sempre estamos sendo monitorados, por isso devemos também ter muito cuidado com nossas atitudes "virtuais".

▪ Hoje vamos aprender como devemos nos comportar nos chats – salas de bate-papo virtuais. Acesse as dicas no link abaixo, para sua segurança e tranquilidade.

https://bit.ly/3fEj3eh

ROTEIRO DE ESTUDOS - 4ºs ANOS A e B - DE 10 A 14 DE AGOSTO DE 2020

10/08

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Aplicação da AAP 2º Bimestre (Questões)

▪ Usando somente LÁPIS DE ESCREVER e BORRACHA, preencha o cabeçalho e vá realizando aos poucos as questões 1 a 16 (até a página 10).

▪ Faça com muita atenção, acompanhando as orientações da primeira parte da AAP 2º bimestre.

Assista ao vídeo disponível neste link:  https://youtu.be/KOpi4pql8wo

▪ ATENÇÃO: desta vez, não precisa preencher o gabarito (bolinhas).

11/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Aplicação da AAP – 2º Bimestre (Parte 1)

Usando somente LÁPIS DE ESCREVER e BORRACHA, preencha o cabeçalho e vá realizando aos poucos as questões 1 a 8 (até a página 6).

▪ Faça com muita atenção, acompanhando as orientações da primeira parte da AAP 2º bimestre.

Assista ao vídeo disponível neste link:https://youtu.be/KMFR5AzkFj8

ATENÇÃO: desta vez, não precisa preencher o gabarito (bolinhas).

12/08

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Aplicação da AAP 2º Bimestre (Produção Escrita)

Acompanhe com atenção a leitura e orientações da segunda parte da AAP 2º bimestre (páginas 11 e 12).

Vídeo disponível neste link: https://youtu.be/KOpi4pql8wo

▪ Nela vocês farão a produção do final do conto "O príncipe canário", do autor Ítalo Calvino.

13/08

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Aplicação da AAP – 2º Bimestre (Parte 2)

Usando somente LÁPIS DE ESCREVER e BORRACHA e vá realizando aos poucos as questões 9 a 16.

▪ Faça com muita atenção, acompanhando as orientações da segunda parte da AAP 2º bimestre.

Assista ao vídeo disponível neste link:https://youtu.be/KMFR5AzkFj8

ATENÇÃO: desta vez, não precisa preencher o gabarito (bolinhas).

14/08

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Leitura

Agora que seu final do conto da AAP 2º bimestre está pronto, leia em voz alta para alguém, desde o início até o final que você criou (páginas 11 e 12).

▪ Tenha certeza de que ficou bom e, se precisar, faça as correções necessárias, até ter certeza de que ficou legal!

CONVIVÊNCIA

DIGITAL

ASSUNTO: Boas Maneiras Digitais

▪ Quando estamos on-line devemos ter educação e boas maneiras, da mesma forma quando não estamos conectados.

▪ Apesar da falsa impressão de anonimato, na internet sempre estamos sendo monitorados, por isso devemos também ter muito cuidado com nossas atitudes "virtuais".

▪ Hoje vamos aprender como devemos nos comportar nos chats – salas de bate-papo virtuais. Acesse as dicas no link abaixo, para sua segurança e tranquilidade.

https://bit.ly/3fEj3eh