Blog da Escola Estadual Honorato Faustino de Piracicaba - SP. Compromisso com a Educação Pública de qualidade!

21 de julho de 2020

MATEMÁTICA - SUBTRAÇÃO E TABUADA - 3ºs anos A, B e C - DIA 30 DE JULHO DE 2020


E.E. Honorato Faustino
Piracicaba,       De                                 de 2020
Nome:                                                                                                      
3ºano                                                       Professora:                                                           

Mais Subtrações
12º Passo: minuendo e subtraendo formado por numerais de três algarismos, com zero nas ordens das unidades e dezenas no minuendo com recurso nas ordens das dezenas e centenas.

3
0
0



9
0
0



7
0
0



8
0
0
--
1
4
6


--
3
2
8


--
2
7
4


--
3
5
3

2
5
4









































8
0
0



9
0
0



4
0
0



5
0
0
--

6
4


--

8
1


--

2
8


--

6
6






















13º Passo: minuendo e subtraendo com quatro algarismos, com recurso na ordem das dezenas e centenas.

2
4
2
2



5
7
3
5



6
4
2
6
--
1
3
4
7


--
2
1
7
6


--
2
2
3
9

1
0
7
5


































7
5
4
2



8
3
4
4



6
5
7
6
--
3
2
4
9


--
6
1
7
8


--
2
3
8
9



















Leia e resolva
1- Qual a diferença entre 6.353 e 2.198?





--










2- Pedro economizou 2.250 reais para comprar uma bicicleta que custa 1.199 reais. Quantos reais sobrou para Pedro?





--











LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºs anos A, B e C - DIA 27 DE JULHO DE 2020


E.E. Honorato Faustino
Piracicaba,____ de________ de 2020
Nome:_________________________________________
3º Ano:_________ Professora:______________________

                     
LEITURA
 O sucesso da mala

    Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar “por motivo de força maior”. Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta: 
    – É você que veio substituir a Edith? 
    – Sim – respondo num fio de voz. 
    – Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos – e morre de rir. 
    E a equipe toda se diverte com a minha cara. 
    – Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo?
    Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro. 
    – O que tem aí, professora? 
    – Em breve vocês saberão. 
    No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro… As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos. 
    Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias: 
    – Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo? 
    – Podem olhar – respondo, abrindo o fecho. 
    – Mas não tem nada aí! – comentam. 
    – O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor. 
    Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
Cybele Meyer

VOCABULÁRIO
Ofegante:_____________________________________________________________
Tinindo:______________________________________________________________
Ausente:______________________________________________________________
Tragada:______________________________________________________________
Antipática:____________________________________________________________
Titular:________________________________________________________________


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1- Quantos parágrafos tem o texto lido?
R:____________________________________________________________________

2- Quem conta a história e quem é a personagem principal?
R: ___________________________________________________________________________

3- Como a professora substituta foi recebida pelos colegas na escola?
R:_____________________________________________________________________

4- E como ela se saiu no trabalho com as crianças?
R:_____________________________________________________________________

5- O que a professora guardava na mala misteriosa?
R:_____________________________________________________________________

6- O que você pode aprender com essa história?
R:______________________________________________________________________ 

O. E. MATEMÁTICA - 2ºs anos A, B e C - DIA 29 DE JULHO DE 2020






MATEMÁTICA - CORREÇÃO - 2ºs anos A, B e C - DIA 28 DE JULHO DE 2020