E.E. Honorato Faustino
Piracicaba,____
de________ de 2020
Nome:_________________________________________
3º Ano:_________
Professora:______________________
LEITURA
Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena
mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir
uma professora que teve que se ausentar “por motivo de força maior”. Entro
timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas,
tentando me deixar mais à vontade, pergunta:
– É você que veio substituir a Edith?
– Sim – respondo num fio de voz.
– Fala forte, querida, caso contrário vai ser
tragada pelos alunos – e morre de rir.
E a equipe toda se diverte com a minha
cara.
– Ela nem imagina o que a espera, não é
mesmo?
Convidada a me sentar, aceito para não
parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali.
Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material
e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes
que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um
montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a
maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá
dentro.
– O que tem aí, professora?
– Em breve vocês saberão.
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas
coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no
noutro… As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com
muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua
sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à escola no meu último dia de aula. A
titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a
pergunta guardada há tantos dias:
– Afinal, o que você guarda de tão mágico
dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?
– Podem olhar – respondo, abrindo o
fecho.
– Mas não tem nada aí! – comentam.
– O essencial é invisível aos olhos. Aqui
guardo o meu melhor.
Todos ficam me olhando. Parecem estar
pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
Cybele Meyer
VOCABULÁRIO
Ofegante:_____________________________________________________________
Tinindo:______________________________________________________________
Ausente:______________________________________________________________
Tragada:______________________________________________________________
Antipática:____________________________________________________________
Titular:________________________________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1- Quantos parágrafos tem o texto lido?
R:____________________________________________________________________
2- Quem conta a história e quem é a personagem principal?
R: ___________________________________________________________________________
3- Como a professora substituta foi recebida pelos colegas na
escola?
R:_____________________________________________________________________
4- E como ela se saiu no trabalho com as crianças?
R:_____________________________________________________________________
5- O que a professora guardava na mala misteriosa?
R:_____________________________________________________________________
6- O que você pode aprender com essa história?
R:______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário