Blog da Escola Estadual Honorato Faustino de Piracicaba - SP. Compromisso com a Educação Pública de qualidade!

14 de junho de 2020

ROTEIRO DE ESTUDOS - 2ºs ANOS A, B e C - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO DE 2020


FEIRA
LÍNGUA
PORTUGUESA
ASSUNTO: Atividades de Língua Portuguesa
▪ Copiar no caderno de Língua Portuguesa e resolver as  atividades propostas na folha avulsa ( letra H).
INGLÊS
ASSUNTO: Garden Animals – Animais de Jardim
► Assistir o vídeo no link:  https://youtu.be/rs6DokYgGO4
▪ Treinar oralmente os animais de jardim em inglês.
▪ Fazer o cabeçalho no caderno de inglês, copiar e responder as questões do Blog https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/ingles-animais-de-jardim-2s-anos-b-e-c_10.html
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
ASSUNTO: Seres Abióticos – Seres não Vivos – Água
▪ Fazer o cabeçalho no caderno de Práticas Experimentais.
▪ Ouvir com atenção os vídeos
► Vídeo de correção de atividades – Raízes:  https://youtu.be/FemcBULlSI0
► Vídeo sobre a água:  https://youtu.be/jx3ZYm9bT3A
► Vídeo complementar sobre a água – desenho Avatar (CULTURA CHINESA – ÁGUA e TAI CHI CHUAN):  https://youtu.be/BwXghRThXHU
▪ Atividade: escrever (desenhar) os três estados da água: sólido, líquido e gasoso.
3ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Aula de Matemática
► Assista junto com a criança as orientações da prof.ª: https://youtu.be/TGFLfs5c_To
▪ No caderno de matemática copiar o cabeçalho abaixo:
PIRACICABA, 16 DE JUNHO DE 2020.
NOME: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________2º ANO­­­____.
▪ Depois escreva no caderno: Atividades do EMAI – páginas 45,46 e 48.
▪ Resolva as atividades das págs. 45, 46 e 48, conforme orientação da prof.ª no vídeo.
LINGUAGENS ARTÍSTICAS
ASSUNTO: Projeto Piracicaba – Festa Junina II
► Assistir ao vídeo da prof.ª Vanete disponível no blog da EE Honorato Faustino, disponível neste link https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/linguagens-artisticas-festa-junina-1-e.html
▪ Seguir as instruções dadas no vídeo para fazer a atividade.
▪ Enviar a foto para a professora Vanete no grupo do Whatsapp.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (L.P.)
ASSUNTO: Família Silábica – Letra D
► Escutar tudo que a professora ensinou no vídeo:  https://youtu.be/WjPsCzsQt3c
▪ Treinar a leitura de todas as palavras ensinadas.
▪ Revisão de aula para 2ºs anos A, B e C.
4ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: Atividades de Língua Portuguesa
▪ Copiar no caderno de Língua Portuguesa e resolver as  atividades propostas na folha avulsa (LETRA J).
ARTE
ASSUNTO: Paisagens Sonoras sobre obras de Tarsila Do Amaral

Assistir ao vídeoMusicalização - Paisagens Sonoras sobre obras de TARSILA DO AMARAL - uma viagem sonora” indicado pela prof.ª Vanete disponível neste link: Https://www.youtube.com/watch?Time_continue=43&v=gwfqspuwkua

▪ Fazer o desenho de uma paisagem se inspirando nas paisagens pintadas por Tarsila do Amaral. Fazer este desenho na próxima folha do caderno de Arte, na posição horizontal (paisagem). Não desenhe no verso da folha.
▪ Desenhar primeiro com o lápis grafite. Contornar.
▪ Pintar o desenho e o fundo, com capricho.
▪ Colocar a data que a atividade foi feita na parte de cima da folha.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (MAT.)
ASSUNTO: Número Antecessor e Sucessor
Escutar tudo que a professora ensinou no vídeo: https://youtu.be/oZTvjnDlQJA
▪ Treinar a leitura de todos os números
▪ Copiar os exercícios do Blog no caderno e responder.
5ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Aula de Matemática
Correção das atividades realizadas no dia 16/06.
▪ Junto com a criança olhar cada questão realizada e ver nos arquivos do Blog, clicando no link abaixo, se acertaram o resultado.
ED. FÍSICA
ASSUNTO: Brincadeiras – Alfabeto da Educação Física
Visitar o arquivo Alfabeto da Educação Física, nas postagens do blog.
Assistir ao vídeo da prof.ª Priscila anexado no blog, na aba Vídeos, explicando a atividade.
Realize os exercícios apresentados no arquivo (Alfabeto da Ed. Física) escolhendo cinco letras pra fazer. 
Peça para alguém filmar você realizando os exercícios e após encaminhe esse vídeo para o blog da prof.ª Cláudia ou no e-mail da prof.ª Priscila.
OBS: o vídeo deve ser curto e vocês têm prazo de 10 dias para enviar.
6ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: Conhecendo um Haicai
▪ Abra a apostila Aprender Sempre na página 6 (serão usadas as páginas 6, 7 e 8).
▪ Oriente a criança  a assistir o vídeo  da professora Manu Peres, de Ubatuba, com a explicação referente  a essa aula e siga as orientações.
▪ Oriente a criança  a ler com atenção  a atividade completa.
▪ Oriente  a criança a retomar a  leitura e responder a questão 2.
▪ Oriente a criança para  fazer  o círculo.
▪ Oriente a criança a responder no quadro.
▪ Desafio: crie  o seu  HAICAI.
CULTURA DO MOVIMENTO
ASSUNTO: Roda Rítmica da Lavadeira
► Clique no link abaixo e dance com alegria!
LEITURA
ASSUNTO: Leitura em Família
A leitura deve ser realizada em família. Os pais podem ler para os filhos e se a criança souber a ler poderá fazer a leitura para os pais, irmãos etc.
▪ Apresente para a criança: TÍTULO, AUTOR(A), ILUSTRADOR(A), EDITORA.
▪ Realizem a leitura e conversem sobre o livro.
CONVIVÊNCIA DIGITAL
ASSUNTO: Conhecendo para Prevenir
▪ As novas tecnologias e as redes sociais proporcionam aos comportamentos de
Bullying e aos bullies uma nova plataforma de ações. O cyberbullying corresponde ao uso da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimar uma pessoa de forma repetida. As vítimas podem desenvolver problemas de saúde psicológica como ansiedade e depressão.
► Segue link de acesso para a Cartilha: Conhecendo para Prevenir Bullying e

ROTEIRO DE ESTUDOS - 1º ANO - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO DE 2020


FEIRA

LÍNGUA
PORTUGUESA

ASSUNTO: Aprender Sempre

▪ Lembre-se sempre de fazer o cabeçalho e o alfabeto no caderno e o seu nome de letra cursiva.

▪ Resolver os exercícios do Caderninho Aprender Sempre de Língua Portuguesa das págs. 9 a 11.

INGLÊS

ASSUNTO: Numbers – Números (continuação)

Escutar tudo que a professora ensinou no vídeo.

Link:  https://youtu.be/iadq4_ppoma

Treinar em casa várias vezes os números.

Fazer o desenho de uma centopeia no caderno de inglês e colocar os números, conforme imagem que está no Blog:

https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/ingles-numeros-1-ano-dia-15-de-junho-de.html

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

ASSUNTO: Partes do Corpo II

Assistir o vídeo, que mostra partes do corpo II no link:  https://youtu.be/ahHEysQg8NY

▪ No caderno, desenhar e escrever as partes do corpo.

3ª FEIRA

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Aprender Sempre

▪ Realizar as atividades do Caderninho Aprender Sempre de Matemática, nas páginas 7 a 9.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

ASSUNTO: Projeto Piracicaba – Festa Junina II

► Assistir ao vídeo da prof.ª Vanete disponível no blog da EE Honorato Faustino, disponível neste link https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/linguagens-artisticas-festa-junina-1-e.html

▪ Seguir as instruções dadas no vídeo para fazer a atividade.

▪ Enviar a foto para a professora Vanete no grupo do Whatsapp.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (L.P.)

ASSUNTO: Trava-língua

Assistir o vídeo e recitar o trava-língua, disponível no link:  https://youtu.be/Ejj9tuhKAOM

▪ Contar quantas palavras "doce" tem.

▪ No caderno, copiar as palavras começadas com a letra D, fazendo o desenho.

4ª FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Palavras começadas com D

▪ Atividades xerocadas.

▪ Folhinha com a letra D – Vamos aprender a escrever a letra D

▪ Pinte as fichas das palavras que indicam os nomes dos desenhos.

ARTE

ASSUNTO: Paisagens Sonoras sobre obras de TARSILA DO AMARAL

► Assistir ao vídeo "Musicalização - Paisagens Sonoras sobre obras de TARSILA DO AMARAL - uma viagem sonora" indicado pela prof.ª Vanete disponível neste link

Https://www.youtube.com/watch?Time_continue=43&v=gwfqspuwkua

▪ Fazer o desenho de uma paisagem se inspirando nas paisagens pintadas por Tarsila do Amaral. Fazer este desenho na próxima folha do caderno de arte, na posição horizontal (paisagem). Não desenhe no verso da folha.

▪ Desenhar primeiro com o lápis grafite. Contornar.

▪ Pintar o desenho e o fundo, com capricho.

▪ Colocar a data que a atividade foi feita na parte de cima da folha.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (MAT.)

ASSUNTO: Coleção de tampinhas

Assistir o vídeo e contar junto com a professora, disponível neste link https://youtu.be/AU8QCG0ihMc

▪ No caderno, desenhar as tampinhas e escrever a quantidade.

5ª FEIRA

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Atividades Xerocadas

▪ Casinha do 40 até o 49 – depois fazer no caderno do 0 até o 49.

▪ Espessura: largo e estreito / posição: na frente, atrás e entre.

ED. FÍSICA

ASSUNTO: Brincadeiras – Alfabeto da Educação Física

► Acessar o blog: https://claugym634.wixsite.com/claudiamoraes

Visitar o arquivo Alfabeto da Educação Física, nas postagens do blog.

Assistir ao vídeo da prof.ª Priscila anexado no blog, na aba Vídeos, explicando a atividade.

Realize os exercícios apresentados no arquivo (Alfabeto da Ed. Física) escolhendo cinco letras pra fazer. 

Peça para alguém filmar você realizando os exercícios e após encaminhe esse vídeo para o blog da prof.ª Cláudia ou no e-mail da prof.ª Priscila.

E-MAIL: pri.gm@hotmail.com

OBS: o vídeo deve ser curto e vocês têm prazo de 10 dias para enviar.

6ª FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Revisão Sílabas da letra D

▪ Revisão da semana – fazer no caderno as sílabas DA – DE – DI – DO – DU.

CULTURA DO MOVIMENTO

ASSUNTO: Roda Rítmica da Lavadeira

► Clique no link abaixo e dance com alegria:

Https://www.youtube.com/watch?V=gp2azxs3azo

LEITURA

ASSUNTO: Leitura em Família

▪ Apresentar o livro para a criança:

            * Título: O Nome da Gente

            * Autor: Naira Passoni e Parahuari Branco

► Livros Aprender Digital - https://livros.aprender.digital/

▪ Vejam que legal esse livro digital. Os pais poderão fazer a leitura com seus filhos.

▪ No início é necessário colocar o nome da criança marcar a opção ele ou ela, gerar o livro e em determinado momento da leitura o nome aparece na história.

▪ Após a leitura, conversem sobre o livro, qual trecho gostaram e expliquem o porquê da escolha.

CONVIVÊNCIA

DIGITAL

ASSUNTO: Conhecendo para Prevenir

▪ As novas tecnologias e as redes sociais proporcionam aos comportamentos de Bullying e aos bullies uma nova plataforma de ações. O cyberbullying corresponde ao uso da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimar uma pessoa de forma repetida. As vítimas podem desenvolver problemas de saúde psicológica como ansiedade e depressão.

► Segue link de acesso para a Cartilha: Conhecendo para Prevenir Bullying e

Cyberbullying:https://drive.google.com/file/d/119m_GV7BYks53ZkFAzij8_MDYn5LyuSD/view?usp=sharing