Blog da Escola Estadual Honorato Faustino de Piracicaba - SP. Compromisso com a Educação Pública de qualidade!

14 de junho de 2020

ROTEIRO DE ESTUDOS - 5ºs ANOS A e B - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO DE 2020

5ºs ANOS


FEIRA

LÍNGUA
PORTUGUESA

ASSUNTO: Correção do livro didático "Poemas"

► Acompanhar com a professora a correção das atividades do livro didático (páginas 110 a 115) no link:  https://youtu.be/M8buG8xAcIc

INGLÊS

ASSUNTO: Transports - Transportes

► Escutar tudo que a professora ensinou no vídeo:  https://youtu.be/cCI54YSQNi8

▪ Treinar a leitura de todas as palavras ensinadas.

▪ Copiar o vocabulário novo no caderno de inglês e responder o exercício.

► Blog: https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/ingles-meios-de-transporte-5s-anos-e-b.html 

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

ASSUNTO: Experiência de Ciências

► Assistir o vídeo do YOUTUBE com experiências infantis. https://www.youtube.com/watch?v=YSEUB2JgOWs

▪ Fazer as experiências sempre com a supervisão de um adulto. 

3ª FEIRA

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Polígonos

► Link: https://youtu.be/YMrdQ2RGgmQ

▪ Atentar-se à explicação da professora sobre as características dos polígonos.

▪ Fazer as atividades do livro didático páginas 45 e 46 (segmentos de reta) páginas 47 e 48 (polígono)

https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/matematica-poligonos-5s-anos-e-b-dia-16.html

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

ASSUNTO: Releitura

Assista ao vídeo da prof.ª Vanete disponível no blog da EE Honorato Faustino, disponível neste link https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/ling-artisticas-releitura-5s-anos-e-b.html

Faça as atividades propostas seguindo as orientações dadas. 

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (L.P.)

ASSUNTO: Correção da Atividade 1 – Aprender Sempre

► Assistir ao vídeo neste link https://youtu.be/TgFrhP1vdoc

▪ Fazer a correção dos exercícios da apostila Aprender Sempre, conforme orientações da professora.

4ª FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: A poesia pede passagem e correção das questões do Aprender Sempre

Atentar se a leitura do poema "Cidadezinha Cheia de Graça" e as explicações da professora no Link:   https://youtu.be/4GvMrXtV0_I

Realizar as atividades das páginas 125, 126 e 127/ 131 e 132.

Acesse os links para fazer a correção das atividades do Aprender Sempre 2, 3 e 4.

https://youtu.be/MmlD1qOl8k0 (atividade 2 - Aprender Sempre).

https://youtu.be/Y9J-Wbopq1I (atividade 3 – Aprender Sempre).

https://youtu.be/QVBmGx9f0-M (atividade 4 - Aprender Sempre).

ARTE

ASSUNTO: Herança Cultural Africana

▪ Este vídeo é um trabalho prático sobre a influência africana na arte brasileira.

▪ No caderno rascunhem formas que lembrem a arte africana.

▪ Desenhem uma ou mais formas em quadrado(s) de 5 cm de lado.

▪ Façam 12 retângulos de 5 por 2,5 cm e desenhem a(s) forma(s).

▪ Quando for colorir procure escolher as que lembram a cultura africana.

▪ Cada item acima ficará em uma folha.

► Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=QLSAVoYXU1E

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (MAT.)

ASSUNTO: Correção das Atividades de Adição com Reserva

Observar com atenção o vídeo com a correção das atividades da folha do dia 28/5.

Link do vídeo:  https://youtu.be/FMryyV9FDXE 

► Link para acessar a atividade no Blog: https://escolahonoratofaustino.blogspot.com/2020/06/oe-de-matematica-adicao-com-reserva-5s.html

5ª FEIRA

MATEMÁTICA

ASSUNTO: Correção do EMAI (Sólidos Geométricos) e questões do Aprender Sempre

► Link do vídeo:  https://youtu.be/NHEt9fRFVZ8

EMAI páginas 47 e 48/69, 70 e 71.

Fazer a correção com atenção à explicação da professora fazendo uso dos sólidos já confeccionados.

Fazer atividades 1 e 2 do Aprender Sempre (páginas 2, 3 e 4).

ED. FÍSICA

ASSUNTO: Corpo e Saúde (atividade física x exercício físico)

►Acesse o Blog da Prof. Cláudia Moraes: https://claugym634.wixsite.com/claudiamoraes

Realize a pesquisa: "A diferença entre Exercício Físico x Atividade Física" sugerida na aba "Conteúdos". Faça em uma folha de bloco com o cabeçalho completo ou pode ser impresso com Capa. 

Tem mais desafios pra vocês na aba "VÍDEOS"

Façam os desafios, tirem foto ou façam um vídeo bem curtinho e envie no chat do Blog ou no e-mail: claugym634@hotmail.com.

6ª FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO: Produção Textual

Ouvir a explicação da professora a respeito da produção escrita proposta.

► Link: https://youtu.be/dgtZJofkn4c (livro didático páginas 136 e 137).

Produzir o texto no caderno.

CULTURA DO MOVIMENTO

ASSUNTO: Dança do Pau de Fitas

▪ Pesquisar em quais regiões do Brasil tem essa dança, de onde ela se originou e o seu significado.

► Maiores informações no link https://www.youtube.com/watch?v=jRXYA9HlQk4

▪ Observar: os movimentos e as cores das fitas, os movimentos do corpo, o ritmo etc.

► Assista ao vídeo abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=i8NT_Dl8ajI

LEITURA

ASSUNTO: Leitura pela Professora

Ouvir a leitura da professora "O guarda chuva da professora" e a proposta de leitura dos contos do Ler e Escrever (páginas 204, 205, 206 e 207).

► Link: https://youtu.be/RVrwmx1L7_Q

Ler e registrar as características do gênero lido.

CONVIVÊNCIA DIGITAL

ASSUNTO: Conhecer para Prevenir

▪ As novas tecnologias e as redes sociais proporcionam aos comportamentos de

Bullying e aos bullies uma nova plataforma de ações. O cyberbullying corresponde ao uso da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimar uma pessoa de forma repetida. As vítimas podem desenvolver problemas de saúde psicológica como ansiedade e depressão.

► Segue link de acesso para a Cartilha: Conhecendo para Prevenir Bullying e

Cyberbullying:https://drive.google.com/file/d/119m_GV7BYks53ZkFAzij8_MDYn5LyuSD/view?usp=sharing

 

ROTEIRO DE ESTUDOS - 4ºs ANOS A e B - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO DE 2020

4ºs ANOS

FEIRA
LÍNGUA
PORTUGUESA
ASSUNTO: Substantivos Primitivos e Derivados
Correção da atividade com substantivos primitivos e derivados – parte 1
1º- Após ter feito as atividades do livro didático (págs. 35 e 36) sobre substantivos primitivos e derivados, conforme proposta da aula da semana anterior.
▪ Acompanhe e faça a primeira parte da correção, prestando atenção nos comentários e grifando o que for importante.
► Seguir orientações de acordo com a aula disponível no vídeo deste link:  https://youtu.be/Ezp2BR7BZHM
INGLÊS
ASSUNTO: Atividades Dragonlearn
 ►Assistir ao vídeo com as orientações aqui https://youtu.be/7hEMllQWgCo
▪ Acessar a plataforma https://dragonlearn.com.br/
▪ Realizar as atividades propostas no prazo (até 22 de Junho).
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
ASSUNTO: Experiência de Ciências
► Assistir o vídeo do YOUTUBE com experiências infantis. https://www.youtube.com/watch?v=YSEUB2JgOWs
▪ Fazer as experiências sempre com a supervisão de um adulto. 
3ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Face, Vértice e Aresta
▪ Vejam atentamente o vídeo (face, vértice e aresta) com as explicações e não se preocupem em copiar.
▪ Acessem o Blog para a correção das atividades do EMAI, páginas: (42, 43, 44, 45, 46).
LINGUAGENS ARTÍSTICAS
ASSUNTO: Livro "O Menino Maluquinho"
▪ Ler o livro que está no arquivo prestando atenção ao comportamento das crianças e suas características físicas. A atividade vai na próxima aula. Terão duas semanas para ler o livro.
► Acesso ao livro on-line nesse link  https://ziraldo.com/menino/capa.htm
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (L.P.)
ASSUNTO: O Ganso de Ouro
▪ Ouvir e acompanhar a leitura do conto "O Ganso de Ouro" da apostila Aprender Sempre.
▪ Responder as questões B, C e D.
4ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: Substantivos Primitivos e Derivados
▪ Correção de atividade com substantivos primitivos e derivados – parte 2
▪ Após ter feito as atividades do livro didático (pág. 37) sobre substantivos primitivos e derivados e o uso do Ç ou SS, acompanhe e faça a segunda parte da correção, prestando atenção nos comentários e grifando o que for importante.
► Seguir orientações de acordo com a aula disponível no vídeo deste link:
ARTE
ASSUNTO: Repertório Cultural
Assistam ao vídeo para ampliar seu repertório cultural em relação às festas populares brasileiras.
No caderno faça um registro do que aprendeu e o que mais achou interessante.
Após o registro, numa outra folha, descreva uma festa popular que conheça:
Quando acontece?  É religiosa ou pagã? Que tipo de música toca? Tem danças? Fantasias? Comidas típicas? É feita para homenagear alguém? Tem símbolos?
Se não sabe sobre esses itens acima procure na internet e deixe registrado no caderno.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (MAT.)
ASSUNTO: Correção das Atividades – apostila Aprender Sempre
▪ Observar com atenção o vídeo com a correção das atividades 1 e 2 da apostila.
5ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Problemas e as quatro operações
► Assistam ao vídeo atentamente. Conteúdo: Problemas e as 4 operações. Link:  https://youtu.be/8A8JyomFQ08
► Depois, clique no blog, copie no caderno e façam as atividades propostas.
ED. FÍSICA
ASSUNTO: Conhecendo os Jogos Indígenas
Acesse o Blog da Prof.ª Cláudia Moraes: https://claugym634.wixsite.com/claudiamoraes
▪ Realize a pesquisa sobre os Jogos Indígenas sugerido na aba "Conteúdos". Faça em folha de bloco com cabeçalho completo ou pode ser impresso, com Capa.
▪ Pode tentar praticar alguma modalidade dos Jogos Indígenas em casa, mande fotos ou vídeos curtos no chat do Blog ou no e-mail: claugym634@hotmail.com
▪ Tem mais desafio pra vocês na aba "VÍDEOS"
▪ Façam os desafios, tirem foto ou façam um vídeo bem curtinho e envie no chat do Blog ou no e-mail: claugym634@hotmail.com.
6ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: MAU - MAL
► Assista, com muita atenção, revendo quantas vezes achar necessário, as dicas sobre o uso do MAL e MAU, disponível no vídeo deste link:  https://youtu.be/YhNEdlQLRyQ
▪ Depois leia com muita atenção o quadro sobre este assunto no livro do Ler e Escrever, página 143b.
▪ Agora coloque a data de hoje no caderno de LP, copie e faça, com capricho e atenção, as atividades sobre o uso do MAL/BEM e MAU/BOM.
▪ A correção será feita na próxima semana (a foto desta atividade será postada no grupo do Whatsapp).
CULTURA DO MOVIMENTO
ASSUNTO: Dança do Pau de Fitas
▪ Pesquisar em quais regiões do Brasil temos essa dança, de onde ela se originou e o seu significado.
► Maiores informações no link https://www.youtube.com/watch?v=jRXYA9HlQk4
▪ Observar: os movimentos e as cores das fitas, os movimentos do corpo, o ritmo etc.
► Assista ao vídeo abaixo https://www.youtube.com/watch?v=i8NT_Dl8ajI
LEITURA
ASSUNTO: Aula de Leitura
▪ Hoje vocês vão ler, com muita atenção, o texto informativo que foi publicado na revista "CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS – CHC", no mês passado (Maio).
▪ Nele você encontrará, numa linguagem fácil, algumas explicações sobre a quarentena e a "curva", que tanto ouvimos falar.
▪ Não se esqueça de ler para os adultos de sua família e trocar ideias sobre o texto, assim todos aprendem e conversam sobre este assunto tão falado ultimamente.
▪ Continue lendo, aos poucos, o livro de histórias que você recebeu com o material da Secretaria da Educação e, assim que terminar, preencha a ficha de leitura, conforme já orientado na última aula de leitura. 
CONVIVÊNCIA DIGITAL
ASSUNTO: Conhecendo para Prevenir
As novas tecnologias e as redes sociais proporcionam aos comportamentos de
Bullying e aos bullies uma nova plataforma de ações. O cyberbullying corresponde ao uso da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimar uma pessoa de forma repetida. As vítimas podem desenvolver problemas de saúde psicológica como ansiedade e depressão.
► Segue link de acesso para a Cartilha: Conhecendo para Prevenir Bullying e

ROTEIRO DE ESTUDOS - 3ºs ANOS A, B e C - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO DE 2020


FEIRA
LÍNGUA
PORTUGUESA
ASSUNTO: Leitura e interpretação de texto
▪ Ler com atenção o texto "O SUMIÇO DA PREGUIÇA".
▪ Copiar no caderno de Português, ou imprimir, e resolver as seguintes atividades:
INGLÊS
ASSUNTO: Family – Família
► Escutar tudo que a professora ensinou no vídeo: https://youtu.be/uKR4bSjEY34
▪ Fazer treino oral em casa das palavras sobre a Family.
▪ Copiar as palavras no caderno de inglês.
▪ Fazer o desenho das pessoas da sua família no seu caderno. 
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
ASSUNTO: Experiência de Ciências
► Assistir o vídeo do YOUTUBE com experiências infantis: https://www.youtube.com/watch?v=YSEUB2JgOWs
▪ Fazer as experiências sempre com a supervisão de um adulto. 
3ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Estudo de calendário e tabuadas
▪ Observar atentamente o calendário de junho deste ano.
▪ Copiar no caderno de Matemática, ou imprimir, e resolver as seguintes atividades:
LINGUAGENS ARTÍSTICAS
ASSUNTO: A influência da Imigração na cultura de São Paulo
► Assista a apresentação da Prof.ª Cláudia Moraes no Youtube no link:
▪ Vamos Trabalhar. Se você tem algum parente ou conhecido que seja descendente de italianos (tenha algum parente que veio da Itália), faça uma pequena entrevista com essa pessoa, seguindo o roteiro abaixo.
ü  Nome completo: ______________________________________
ü  Qual o grau de parentesco do imigrante? Se é mãe, pai, avós, bisavós, etc.
ü  De qual região da Itália é originário?______________________
ü  Sabe falar italiano?____________________________________
ü  O que mais gosta da cultura italiana aqui no Brasil? Festas, comida, bebida, roupas, costumes. ____________________________________________
▪ Bom trabalho e aguarde na próxima semana a aula sobre outro povo que imigrou para o Brasil.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (L.P.)
ASSUNTO: Correção das Atividades com G ou J
► Observar com atenção o vídeo com a correção das atividades da folha do dia 28/5: https://youtu.be/P6ix-wnZdvc
4ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: Estudo da Gramática: SINAIS DE PONTUAÇÃO
▪ Ler, com bastante atenção, o roteiro sobre o uso das pontuações.
▪ Copiar no caderno de Português, ou imprimir, e resolver as seguintes atividades:
ARTE
ASSUNTO: Instrumentos Musicais Tradicionais
 Assistam ao vídeo para ampliar seu repertório cultural em relação aos instrumentos musicais tradicionais.
No caderno faça o registro do que aprendeu e quais instrumentos achou interessante e porque.
Na descrição do vídeo tem a correção da palavra BONGÔ que foi escrita sem acento no vídeo.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (MAT.)
ASSUNTO: Correção das Atividades de Subtração
Observar com atenção o vídeo com a correção das atividades da folha do dia 21/5.
► Assistir o vídeo pelo link:  https://youtu.be/-dCKD5w5Drs
5ª FEIRA
MATEMÁTICA
ASSUNTO: Aprendendo com jogos e tecnologia
▪ Abrir seu livro do Programa Aprender Sempre de Matemática e resolver as atividades da Sequência 1 (JOGANDO COM OS MEUS COLEGAS) e da Sequência 2 (APRENDENDO COM A TECNOLOGIA).
ED. FÍSICA
ASSUNTO: Brincadeiras – Alfabeto da Educação Física
Visitar o arquivo Alfabeto da Educação Física, nas postagens do blog.
Assistir ao vídeo da Prof.ª Priscila anexado no blog, na aba Vídeos, explicando a atividade.
Realize os exercícios apresentados no arquivo (Alfabeto da Ed. Física) escolhendo cinco letras pra fazer. 
Peça para alguém filmar você realizando os exercícios e após encaminhe esse vídeo para o blog da Prof.ª Cláudia ou no e-mail da Prof.ª Priscila.
OBS: o vídeo deve ser curto e vocês têm prazo de 10 dias para enviar.
6ª FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ASSUNTO: Leitura, interpretação e pontuação de fábula
Abrir seu livro do Programa Aprender Sempre de Português e resolver a atividade 1 (LEITURA DE FÁBULA) e a atividade 2 (PONTUANDO OS DIÁLOGOS DE FÁBULA).
CULTURA DO MOVIMENTO
ASSUNTO: Roda Rítmica da Lavadeira
▪ Clique no link abaixo e dance com alegria
LEITURA
ASSUNTO: Aula de Leitura
Sugestão de leitura semanal: A COLCHA DE RETALHOS.
CONVIVÊNCIA DIGITAL
ASSUNTO: Conhecendo para Prevenir
▪ As novas tecnologias e as redes sociais proporcionam aos comportamentos de
Bullying e aos bullies uma nova plataforma de ações. O cyberbullying corresponde ao uso da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimar uma pessoa de forma repetida. As vítimas podem desenvolver problemas de saúde psicológica como ansiedade e depressão.
► Segue link de acesso para a Cartilha: Conhecendo para Prevenir Bullying e